Comentários das questões de Psicologia Institucional

By  | 26 de junho de 2013 | 2 Comments | Filed under: questões de concursos

Comentários das questões de Psicologia Institucional

 

 

 

CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo – 2011

A respeito da psicologia institucional e das contribuições da psicologia para o estudo da dinâmica e funcionamento dos grupos, julgue os itens a seguir.

1.      Os processos do grupo, uma das variáveis presentes no comportamento de grupos, referem-se aos seus estágios de desenvolvimento e a coesão, comunicação e tomada de decisão.

(  ) Certo        (  ) Errado

Gabarito: C

Comentários: Definição correta. Todas essas variáveis estão presentes nos grupos. Recomendo passar os olhos em:  http://famanet.br/pdf/cursos/semipre/psicologia_organizacional_md4.pdf

 

2.      A sinergia positiva, resultado do esforço coletivo coordenado, é uma característica predominante dos grupos de trabalho, tanto formais quanto informais.

(  ) Certo        (  ) Errado

Gabarito: E

Comentários: A Assertiva está errada. Essa questão da sinergia é característica das “equipes” e não dos “grupos”.

Atenção1: toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe.

Atenção2: equipe é organizada e motivada por objetivos.

 

3.      No seu início, o grupo é marcado por expectativas positivas. Nesse estágio inicial, as pessoas acreditam que algo bom resultará de sua participação no grupo. Entretanto, há, nesse estágio, também certa ansiedade, o que o caracteriza como o estágio de conflito ou da insatisfação.

(  ) Certo        (  ) Errado

Gabarito: E

Comentários: No início do grupo ainda não existe o conflito e a insatisfação. Assertiva errada.

 

 

FCC – TJ – Sergipe – 2009

4.     José Bleger acredita que quando trabalhamos em organizações, em psicologia institucional, a dinâmica de grupo é  uma técnica para enfrentar problemas

a) organizacionais.

b) emocionais.

c) futuros.

d) imediatos.

e) difíceis.

Gabarito: A

Comentários: Lembre-se que a dinâmica de grupo não é apenas um método de levantamento de informações, para Bleger é o maior meio para trabalhar as relações institucionais.

 

5.     A técnica de grupos operativos caracteriza-se por estar  centrada em uma

a) atuação.

b) entrevista.

c) dramatização.

d) enquete.

e) tarefa.

Gabarito: E

Comentários: Entende-se por grupo um conjunto de pessoas movidas por necessidades semelhantes e se reúnem em torno de uma tarefa específica se caracteriza pela relação que seus integrantes mantêm com a tarefa.

 

 

FCC – TRF 2° Região – Psicologia – 2012

6.     Propõe que o psicólogo encontre sua maior fonte de trabalho e preocupação no âmbito da “psicohigiene”, ocupando-se com problemas de prevenção no seio da família, das  instituições e da comunidade, agindo fundamentalmente  como assessor ou consultor em instituições públicas ou  privadas, que, como o hospital, têm infinitos problemas de  desajuste social, emocional e administrativo que travam  com frequência a sua ação e eficiência. Trata-se de

a) Alberto Eiguer.

b) Isidoro Berenstein.

c) José Bleger.

d) David Zimerman.

e) Eduardo Kalina.

Gabarito: C

Comentários: Essa foi fácil. Aproveite que está economizando tempo na leitura do comentário e vá grifar o cabeçalho da questão.

 

7.     O termo Psicologia Institucional tem sido usado para nomear diferentes tipos de práticas psicológicas em instituições, uma variedade de formas de atuação. Quando a  Psicologia Institucional inclui a abordagem psicanalítica,  trata-se de um trabalho na esfera

a)  do campo das competências compartilhadas e grupais.

b)  das crenças diretas destacadas no comportamento  organizacional.

c)  da criatividade pessoal dos colaboradores na empresa.

d)  do consciente coletivo e de suas múltiplas manifestações.

e)  das representações e do inconsciente.

Gabarito: E

Comentários: Lembre-se que Bleger alia a perspectiva analítica com a social dentro do contexto institucional. Sua perspectiva analítica é, obviamente, psicodinâmica.

 

8.     Marlene Guirado, ao pensar a atuação do psicólogo na  área da Psicologia Institucional, afirma que, uma vez  numa equipe (multidisciplinar) de uma instituição concreta,  o psicólogo estará sempre muito distante daquela posição  privilegiada de assessor ou consultor, para garantir a  especificidade em sua intervenção, pois tudo que pode  compreender ou analisar das relações instituídas estará  sendo crivado pelo lugar que ocupa como

a) agente institucional.

b) supervisor organizacional.

c) ex-partícipe interno.

d) instrutor externo.

e) mediador estrutural.

Gabarito: A

Comentários: O conceito de “Agente Institucional” tem relação com o outro conceito de Guirado de não-separação de sujeito-objeto. Lembre que essa visão difere da de “Consultor” de Bleger.

 

Questão Inédita – Alyson Barros

Julgue as seguintes afirmativas:

9.     A Psicologia do Trabalho toma forma entre as duas grandes guerras mundiais e lança as bases para o recrutamento e a seleção de pessoas que temos até hoje.

(  ) Certo        (  ) Errado

Gabarito: E

Comentários: Errado. A Psicologia do Trabalho surge, de forma definida, após a segunda grande guerra mundial e, ainda, após o desenvolvimento da Psicologia Organizacional. A assertiva estaria correta caso falasse de psicologia industrial.

 

Questão Inédita – Alyson Barros

10. A Psicologia Institucional se propõe a fazer uma análise do cotidiano por meio de uma fala que veicula reconhecimento/desconhecimento sobre ele.

(  ) Certo        (  ) Errado

Gabarito: C

Comentários: Assertiva Certa. Essa é a definição de Guirado!

2 Responses to Comentários das questões de Psicologia Institucional

  1. Kíssia Cavalcanti 3 de julho de 2013 at 2:17

    Olá Alyson!

    Fiz o curso do estratégia pra o Serpro contigo e gostei muito. Gostaria de saber se você vai fazer cursos para o INSS e o MPU.

    Grata,

    Kíssia Cavalcanti

    • alysonbarros 6 de agosto de 2013 at 10:02

      Olá Kíssia, creio que dá para aproveitar a maioria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *