Questões sobre Cultura Organizacional – CESGRANRIO

By  | 8 de janeiro de 2014 | 4 Comments | Filed under: Cesgranrio, Cultura Organizacional

questões de concursos de psicologia

Cultura Organizacional

 

1. CESGRANRIO – 2012 – Petrobrás – Administrador Júnior – 2012

Uma rede de pequeno porte, atuando no varejo de roupas femininas, pretende reposicionar-se no mercado, modificando sua atual estratégia de liderança de custos para uma estratégia de diferenciação. A preocupação central dos executivos tem sido em relação à mudança de uma cultura organizacional com foco em custos para uma cultura com foco na geração de valor para o cliente. Desse modo, estão sendo planejadas, pelo departamento de RH, algumas ações para promover a mudança da cultura organizacional.

Qual ação de mudança na cultura organizacional deve ser sugerida pelo RH?

a) Desenvolver na equipe de produção uma cultura de eficiência e produtividade aliadas a níveis de qualidade aceitáveis.

b) Instruir a equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para que intensifique o foco em extensões de produto e melhoria de processos.

c) Preparar e estimular os colaboradores na identificação de oportunidades de inovação tecnológica com foco em design e desempenho valiosos.

d) Simular com a equipe de vendas situações com o cliente que exponham o foco em valor, confiabilidade e preço baixo.

e) Treinar a equipe de contabilidade para que intensifique a coleta de dados de custos e mantenha princípios contábeis conservadores.

Gabarito: C

Comentários: Observe que a CESGRANRIO foi bastante camarada nessa questão ao indicar que devemos procurar entre as alternativas aquela única que expressa uma ação de mudança organizacional, em sentido amplo, que irá afetar a estratégia de diferenciação das roupas femininas. O que isso significa? Significa que apenas a assertiva que tenha impacto na diferenciação de seus produtos (roupas femininas) está correta. Assim, a única assertiva que trata da melhora na identidade do produto, é a letra C, que fala na identificação de oportunidades de inovação tecnológica com foco em de design e desempenho valiosos. Todas as outras possuem ênfase na parte de custos.

Devo destacar um ponto fundamental. Não poderíamos simplesmente descartar as assertivas que falam de mudança de cultura em grupos específicos? Não!!! Fique atento a isso: é possível aplicar intervenções de mudança de cultura organizacional em apenas algumas equipes ou setores. O erro das assertivas A, B, D e E é justamente referir-se a melhoras na cultura organizacional que terão ênfase nos custos e não na geração de valor para o cliente.

 

 

 

2. CESGRANRIO – 2010 – Petrobrás – Administrador

Na fase final de um processo de treinamento e imersão, um grupo de jovens trainees foi exposto a uma série de elementos informais relacionados aos valores e normas de conduta da empresa. Em visitas aos diferentes escritórios e fábricas da empresa, eles puderam observar certos comportamentos, usos e costumes compartilhados pelos demais colaboradores. Essa ação possibilita ensinar aos novos integrantes a forma de perceber, pensar e agir na empresa.

A descrição conduz à conclusão de que se trata de um processo dirigido à valorização

a) de replicação de processos.

b) da vantagem competitiva.

c) da cultura organizacional.

d) do intercâmbio técnico.

e) do contrato de desenvolvimento.

Gabarito: C

Comentários: Valores, normas, comportamentos e costumes. Do que estamos falando? Da cultura organizacional! Assim, as ações descritas procuram valorizar a cultura organizacional em questão.

Segundo Chiavenato, em seu Livro Teoria Geral da Administração (2011), cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa, assim, a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que são compartilhadas por todos os membros da organização.

 

 

 

3. CESGRANRIO – 2010 – ELETROBRÁS – Administrador

As organizações têm valores, princípios, práticas, métodos e processos próprios que orientam o modo através do qual os seus membros agem. Esses elementos, de alguma forma, compõem a cultura organizacional. Todas as organizações têm cultura. A esse respeito, considere as características da cultura organizacional e seus respectivos conceitos descritos abaixo.

I – Identidade de seus membros – significa o quanto os donos da empresa estabeleceram regras para a integração das áreas operacionais.

II – Foco nas pessoas – grau com que a empresa monitora as mudanças no ambiente externo e responde a elas através da renovação de seus processos.

III – Tolerância a conflitos – grau com que os empregados são estimulados a expressar os conflitos existentes abertamente.

IV – Ênfase no grupo – grau com que as atividades realizadas na empresa estão organizadas em grupos e não em indivíduos.

Estão corretas APENAS as características descritas em

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

Gabarito: E

Comentários: A identidade de seus membros representa o grau com que os empregados se identificam com a organização como um todo. O foco nas pessoas, por sua vez, é o grau com que as decisões da administração levam em conta o efeito dos resultados nos trabalhadores da organização.

 

 

4. CESGRANRIO – 2012 – Transpetro – Administrador Júnior

A cultura organizacional representa a maneira pela qual a organização visualiza a si própria e ao seu ambiente. Fator de sucesso ou de fracasso das organizações, a cultura pode ser aprendida através de histórias, rituais, símbolos e linguagem.

A empresa cujos colaboradores se apropriam da cultura organizacional através de símbolos materiais

a) dissemina as experiências do passado sobre acertos e erros para ancorar e legitimar práticas atuais.

b) desenvolve termos singulares para descrever equipamentos, escritórios, pessoas-chave e fornecedores.

c) estimula a maneira de os funcionários se vestirem.

d) projeta o arranjo físico dos escritórios, definindo o mobiliário e o local em que líder e liderados serão instalados.

e) organiza comemorações e rituais que reúnem e aproximam os funcionários.

Gabarito: D

Comentários: Os símbolos são objetos e ações dotados de significados especiais e que permitem aos membros da organização trocar de ideias complexas e mensagens emocionais (são representações que comunicam mensagens), como por exemplo: logotipos das empresas, bandeiras e marcas comerciais, titulação (títulos oficiais), instalações especiais para refeições, automóveis de luxo, tamanho ou mobília de um escritório, os quais podem receber um status simbólico.

A questão pede a assertiva que verse sobre símbolos MATERIAIS da cultura organizacional. Mas, o que são símbolos materiais? Para Robbins (Administração – Mudanças e Perspectivas, 2002), os símbolos materiais são a aparência de uma organização, suas instalações, a maneira como se vestem seus funcionários e os benefícios concedidos à diretoria, são exemplos de símbolos materiais que demonstram a cultura de uma organização. Assim, apenas a letra D satisfaz ao enunciado. Mas qual o motivo da letra C não estar correta também? Ela se insere no campo dos símbolos “subjetivos” da cultura organizacional, pois, lendo bem, percebemos que versa sobre relações de poder (e não sobre a adoção de um uniforme padrão da organização, o que caracterizaria um símbolo material).

 

 

 

5. CESGRANRIO – 2011 – Transpetro – Administrador Júnior

A cultura organizacional é aprendida, transmitida e partilhada entre os membros da organização ao longo do tempo. Alguns de seus aspectos são formais, e outros são informais. Cabe aos líderes reconhecer todos esses aspectos e alinhá-los aos objetivos organizacionais.

Qual, dentre os aspectos apresentados abaixo, é(são) de natureza informal?

a) Estrutura organizacional

b) Capacitação do pessoal

c) Diretrizes de pessoal

d) Percepções e atitudes

e) Objetivos e estratégias

Gabarito: D

Comentários: Apenas as percepções e as atitudes apresentam natureza informal, seja pela sua subjetividade ou pela sua falta de controle, seja pelo seu caráter pessoal e dinâmico em relação ao ambiente. Todas as outras assertivas versam sobre conceitos formais e objetivos.

 

 

 

 

 

 

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4 Responses to Questões sobre Cultura Organizacional – CESGRANRIO

  1. Junior Silva 7 de fevereiro de 2014 at 20:51

    gostaria de saber na 5º questao, porque as Letras A e C nao estao corretas, fiquei em duvida apesar da explicação no verso abaixo

    Desde de Ja fico agradecido…
    JUNIOR SILVA

    • alysonbarros 6 de junho de 2014 at 11:34

      Junior, ele quer algum atributo de natureza INformal.

  2. maria adenilda 9 de janeiro de 2014 at 18:23

    Alyson preciso que coloque novamente com urgencia as 1000 questoes comentadas da cespe a venda. Porvafor me atenda…
    Denilda

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